Paraty - RJ

Paraty - RJ

Coisas para fazer - geral

 

O colorido das janelas e portas dos casarões coloniais hipnotiza os viajantes que chegam a Paraty. Os tons fortes se juntam ao intenso verde da Mata Atlântica, que acompanha toda a cidade e emoldura o mar. Por dentro da serra, cachoeiras dão um toque ainda mais espetacular à encantadora Paraty. A cidade alia turismo histórico, paisagens naturais exuberantes, pousadas charmosas, excelente gastronomia e um intenso movimento cultural. É destino para quem deseja descansar, mas não necessariamente desplugar do mundo. Lugar cativante e que desperta paixões entre os viajantes.

Melhor época para visitar

Maio,  Agosto e  Junho.

Bastante recomendado para

Cachoeira da Pedra Branca: está entre as mais movimentadas de Paraty. Por ser uma das mais tranquilas e belas da região, ela faz parte da rota comum de passeios de jeep. A cachoeira está localizada em área particular, próxima à estrada Paraty-Cunha, e o acesso pela pista de terra pode ser complicado para veículos sem tração. Se estiver indo pela primeira vez, prefira fazer o trajeto em 4x4 para conhecer o caminho antes de se aventurar.

Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan: Enquanto a água corre pela pedra lisa da Cachoeira do Tobogã, moradores da região se preparam, em fila, para descer em alta velocidade. A cena está entre as mais divertidas para os turistas que visitam Paraty. A habilidade dos jovens impressiona e eles capricham nas manobras. Ao final do show, passam uma caixinha pedindo contribuições dos turistas. Difícil negar que os rapazes são mesmo excelentes na aventura de descer a cachoeira.

Centro Histórico: marca o ponto onde nasceu Paraty. O local é ponto de parada obrigatório entre os turistas e não só por questões históricas. O lugar é imperdível também pela beleza arquitetônica das construções coloniais, por ser o principal polo gastronômico da cidade, uma região com excelentes hospedagens e também grande centro de comércio.

Forte Defensor Perpétuo: Construído em 1822 para defender a Baía de Paraty, o Forte Defensor Perpétuo tem vista privilegiada para a cidade. O local, no Morro da Vila Velha, abrigou o primeiro povoado de Paraty, antes de a cidade descer para onde hoje está o Centro Histórico.

Ilha Cumprida: Ela está entre as paradas mais populares dos barcos que partem do cais do Porto de Paraty com turistas. A Ilha Comprida é um sonho para os visitantes que curtem mergulhar cercados por vida marinha. A ilha não oferece praia, mas tem uma enorme piscina onde é possível curtir o mergulho com snorkel.

Lagoa Azul: Conhecida pelo intenso tom da água, a Lagoa Azul é ponto certo de parada do mais popular passeio de escuna em Paraty. O local, cercado por rochas e mata verde, é uma grande piscina natural, repleta de vida marinha. A Lagoa Azul é parte da mesma rota que segue para a Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.

 Praia do Jabaquara: tem acesso fácil a partir do Centro Histórico. Uma verdadeira raridade em Paraty. A praia tem mar muito calmo, o que atrai famílias com crianças e turistas interessados em praticar esportes como stand up padle, caiaque e vela.