Brasília

Brasília

Coisas para fazer - geral

Diferente de tudo o que você já viu: eis a melhor maneira de começar a falar de Brasília. A única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco é peculiar sob todos os aspectos. A capital é muito mais do que o centro político do Brasil.

Duas linhas em formato de cruz. A partir desse traçado simples nasceu o Plano Piloto. Com projeto urbanístico de Lucio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília ganhou vida em 1960, pelas mãos do então presidente Juscelino Kubitschek. Construída em apenas 1.000 dias para ser a nova capital, ela surpreendeu pelo modernismo do traçado e das construções.

Bastante recomendado para

Catedral Metropolitana de Brasília: Os 16 arcos de concreto - idealizados por Oscar Niemeyer - formam uma nave espacial prestes a levantar voo. A leveza da estrutura toda branca e as quatro estátuas dos evangelistas (com 3m de altura) anunciam o interior grandioso da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Memorial JK: No lugar onde foi realizada a primeira missa da nova capital da República, o ponto mais alto dentro da cidade, está o espaço que homenageia o presidente que idealizou Brasília.

Pontão do Lago Sul: O passeio ao longo das margens do Lago Paranoá atrai centenas de visitantes nos finais de semana. O espaço tem belos jardins, restaurantes e decks que permitem ver um sensacional pôr do sol. Ótima pedida para quem tem a tarde para relaxar ao ar livre.

Congresso Nacional: A imagem das duas torres de 28 andares - as mais altas da cidade - com uma cúpula côncava (Senado) e outra convexa (Câmara) é o mais famoso cartão-postal de Brasília.

Conjunto Cultural da República. Museu e Biblioteca Nacional: A enorme cúpula, na entrada da Esplanada dos Ministérios, atrai olhares curiosos dos turistas. O projeto, em formato oval, é inconfundível: a obra é de Oscar Niemeyer.

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB: O mais democrático espaço cultural da cidade oferece exposições, teatro, shows e cinema gratuitamente ou por valores simbólicos. No CCBB é certo encontrar excelentes mostras culturais, sempre de altíssima qualidade.

Ermida Dom Bosco: A grande distância do Plano Piloto torna esse um dos mais tranquilos parques da cidade. A área verde à beira do Lago atrai esportistas, famílias para piqueniques e muitos visitantes para ver o pôr do sol (um dos mais famosos de Brasília).